Quem procura uma lareira não pensa só no aquecimento para as épocas frias do ano, mas também no conforto e relaxamento que as chamas produzem em nós quando as observamos. Além do mais, vamos combinar: uma lareira tem seu charme, não acha?
Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer os principais tipos de lareiras existentes no mercado:
– Lareiras a lenha de alvenaria
– Lareiras a gás
– Lareiras a pellets
– Lareiras calefatoras de alto desempenho, também conhecidas como lareira canadense ou de dupla combustão.
A lareira de alvenaria é de longe a menos eficiente e segura. Além de permitir que a fumaça se espalhe pela casa, ela pode soltar faíscas à sua volta e causar estragos em carpetes e assoalhos – isso sem falar no risco de incêndio. O aproveitamento do calor gerado é mínimo, já que o ar aquecido tende a subir e acaba sugado pela própria chaminé. Mesmo apagada, ela continua sendo um ponto de fuga de calor. Sua eficiência fica em torno de 1,5 a 3%, o que gera grande consumo de lenha.
As lareiras ecológicas (a gás ou etanol) não geram cinzas nem fumaça. Modelos a etanol não necessitam de chaminé e podem ser lareiras portáteis ou embutidas em nichos. Modelos a gás não exigem reabastecimento nem limpeza constantes e podem aquecer ambientes de até 170m2.
As lareiras que usam pellets como combustível também possuem uma grande eficiência de aquecimento e não necessitam de uma chaminé tradicional, apenas uma saída de ar. Por se tratar de um equipamento fechado, são seguras e a maioria possui acendimento automático e painéis digitais de controle.
As lareiras de alta eficiência, também conhecidas como calefatores de alto rendimento, são hermeticamente fechadas e existem modelos externos e de embutir. Suas portas feitas em material vitrocerâmico permitem a visibilidade das chamas sem riscos de retorno de fumaça ou faíscas. Sua dupla combustão utiliza tecnologia para gerar o máximo de calor na queima da lenha, podendo aquecer com até 80% mais de eficiência o ambiente na qual se encontra e até mesmo outros ambientes, através de dutos de calefação, dependendo do modelo escolhido. Alguns modelos de lareiras, como as da Castellar, possuem ainda um ventilador capaz de fazer o ar quente circular de forma efetiva por todo o espaço, especialmente em ambientes muito amplos. Outros modelos de lareiras também podem aquecer outros ambientes além daquele onde ela está instalado por meio de dutos de calefação que levam o calor para até 4 ambientes.
Pensando nisso, você deve estar se perguntando: como escolher o modelo de lareira certo para a minha casa?
Fatores a considerar na escolha da lareira:
– O tamanho do ambiente que você quer aquecer X o rendimento térmico do modelo escolhido
– O tamanho da obra que você quer realizar (considere os dutos para chaminés e calefação de outros ambientes)
– Seu gosto e estilo do ambiente, pois além do conforto térmico, elas são um elemento de decoração que ganha destaque no ambiente
– Instalação segura e certificada, pós venda e manutenção da loja onde você vai adquirir sua lareira.
Agora que você já conhece os modelos de lareiras existentes no mercado, que tal navegar em nosso site e escolher a sua?
Se preferir, fale direto com um de nossos especialistas pelo 51 99373-6306 ou visite uma de nossos lojas em Carlos Barbosa, Porto Alegre, Gramado, Capão da Canoa, Torres ou Florianópolis.